Mais de 10 milhões de pessoas ainda não sacaram fundo do PIS/Pasep

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O saque das contas do PIS/Pasep, liberado desde agosto de 2019, está esquecido por muitos trabalhadores. De acordo com balanço divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (25), mais de 10 milhões de brasileiros ainda não retiraram mais de 24 bilhões e meio de reais.

Têm direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Os interessados devem procurar a Caixa para retirar o dinheiro.

O prazo para o saque vai até 1º de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro será transferido para a União.

Uma Medida Provisória editada em 2020 extinguiu o Fundo PIS/Pasep e transferiu seu patrimônio para o FGTS. Dessa forma, os valores migraram para contas de FGTS em nome dos trabalhadores. 

Para solicitar o saque, o trabalhador deve abrir o aplicativo FGTS e selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”. Depois “Solicitar o saque do PIS/PASEP” e escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial).

O terceiro passo é verificar os dados e selecionar “Confirmar saque”. O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.

Caso o trabalhador escolha receber pelos canais físicos, o saque pode ser feito com cartão social, como, por exemplo, o Cartão Cidadão, até o valor de 3 mil reais em unidades lotéricas ou terminais de autoatendimento da Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *