O aplicativo Pardal já recebeu mais de 34 mil denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha das Eleições Municipais de 2024. O 1º turno acontece no dia 6 de outubro, em 5.569 cidades do país. O número corresponde a uma média superior a 1.200 denúncias por dia.
A ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral registra queixas no curso da propaganda eleitoral, iniciada em 16 de agosto. Conforme mostram as estatísticas do Pardal Web, do total de relatos, a maior parte envolve candidatos ao cargo de vereador, seguido do cargo de prefeito, partido/coligação/federação e do cargo de vice-prefeito.
Em Pernambuco, foram registradas 3.402 denúncias de propaganda irregular, até esta sexta-feira (13). Recife tem o maior número de denúncias com 572, depois vem Jaboatão com 238, Cabo de Santo Agostinho com 194, Paulista com190, Arcoverde com 110 e Olinda com 114 relatos de propaganda eleitoral irregular.
O aplicativo Pardal possui uma funcionalidade que direciona o usuário para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) para casos envolvendo desinformação. Alternativamente, denúncias de desinformação podem ser feitas pelo SOS Voto, ligando para o número 1491.