O bolso dos consumidores pernambucanos sofrerá mais um abalo, isso porquê nesta terça-feira (26), foi aprovado um novo reajuste na conta de energia elétrica. O aumento de 18,98% foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a 14ª reunião pública ordinária da diretoria e já passa a vigorar a partir do próximo dia 29 de abril.
Consumidores de alta e baixa tensão, terão uma média de alta de 19,01% e 18,97% respectivamente. Já no caso dos residenciais exemplificando, quem antes pagava R$ 90,00 na conta de luz, com o aumento passa a pagar R$ 108,50, um impacto de 18,50%.
A falta de chuvas regulares ao longo do ano de 2021 fez com que níveis dos reservatórios das hidrelétricas caísse, o que acabou afetando diretamente a produção de energia. Com isso, as empresas precisam comprar energia de outras fontes como a energia produzida pelas termoelétricas, dessa forma os custos são repassados para o consumidor.
Além de Pernambuco, 12 milhões de consumidores de outros estados do Nordeste também tiveram reajuste em sua conta de energia.
Texto: Diogenes Ramos
Colaboração: Fernanda Oliveira