Meio ambiente: Chuva no Saara cria lagoas entre as dunas do deserto

Foto: AP Photo

O deserto do sudeste do Marrocos está entre os locais mais secos do mundo e raramente recebe chuvas no final do verão, mas uma chuva formou lagoas entre as palmeiras e as dunas do deserto do Saara, o governo informou que dois dias de precipitação no final de setembro superaram as médias anuais em diversas áreas.

As tempestades proporcionaram imagens que não eram vistas há 50 anos, água preenchendo o Lago Iriqui, área que estava seca já faz 5 décadas, lugares onde turistas costumavam caminhar agora veículos 4×4 tomam lugar com moradores observando a cena maravilhados.

De acordo com os meteorologistas, essas chuvas chamas de tempestade extratropical podem alterar o clima da região nos próximos meses e anos, pois o ar retém mais umidade, resultando em mais evaporação e atraindo novas tempestades.

Após seis anos consecutivos de uma grande seca, que fez com que agricultores deixassem suas terras em pousio e cidades e vilarejos a começarem a racionar água, essas chuvas devem ajudar a abastecer grandes aquíferos subterrâneos do deserto, fundamentais para o abastecimento das comunidades, porém, ainda não se sabe o quanto as chuvas desse mês ajudarão a aliviar a seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *