Instalação de Hospital Veterinário em Caruaru é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Foto: Edvaldo Magalhães

A Câmara Municipal de Caruaru sediou, na manhã desta segunda-feira (27), uma audiência pública para debater a instalação de um Hospital Veterinário no município. No encontro, a necessidade de um atendimento 24h dedicado à saúde dos animais não humanos foi discutida pelos cidadãos e cidadãs presentes. O debate aconteceu através de solicitação do vereador Anderson Correia (PP), que presidiu a reunião. 

O Dr. Simonal Cardoso, veterinário da AME Animal, que representou na sessão a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, falou da trajetória da causa animal em Caruaru e destacou que, com a construção do Hospital, é fundamental que os recursos públicos cheguem permanentemente, para a manutenção do equipamento. 

Na mesa, além de Anderson e Simonal, estavam presentes também a Dra. Anaís Araújo, presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB Pernambuco, o presidente da OAB Caruaru, Dr. Fernando Júnior, e a professora Jéssica Bandeira, que representou a coordenação do curso de medicina veterinária da UniFavip. A presença de Gorete Queiroz, ex-vereadora de Recife e ativista da causa, também foi registrada.

O direito dos animais à dignidade e saúde foi enfatizado pelas autoridades presentes. Após o momento para perguntas e considerações ser iniciado, participaram do debate estudantes da rede estadual de ensino, protetores de animais e outras autoridades, que se encontravam na Casa Legislativa. Entre as pontuações feitas, está a importância de que seja ampliado o horário de atendimento da AME enquanto o Hospital não é construído.  

A presidente da comissão de Direito Animal da OAB Caruaru, Priscila Fernandes, sugeriu uma ampliação no plantão ofertado pela AME, como uma forma de atender as demandas dos animais. Simonal frisou seu compromisso em estudar a possibilidade.

Roberta Fontes, presidente da Uderva – instituição de animais para adoção, destacou a necessidade de aparelhos de hemograma e ultrassom, para a AME melhorar os serviços ofertados, enquanto o hospital não é instalado. Anderson se comprometeu em buscar medidas que viabilizem a chegada dos equipamentos.

Além disso, questões orçamentárias sobre a possível instalação do Hospital foram debatidas por membros da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade. Estiveram presentes a gerente Amanda Laís e os secretários executivos Natalia Cardoso e Emerson José. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!