Saúde: Cirurgiões de Nova York realizam primeiro transplante de um olho inteiro do mundo

Foto: Freepik

Foi realizado por uma equipe de cirurgiões de Nova York, o primeiro transplante de um olho inteiro do mundo, o grande avanço médico foi realizado em um operário de 46 anos, sobrevivente de uma descarga elétrica de 7.200 volts em 2021.

Durante muito tempo o transplante de olho inteiro foi um dos grandes desafios da ciência, tendo sido realizados apenas em ratos que recuperaram parcialmente a visão. Aaron James sofreu graves lesões em 2021 quando seu rosto tocou em um cabo elétrico, no acidente, ele machucou o braço esquerdo acima do cotovelo, todo o nariz e os lábios, além dos dentes da frente, a bochecha esquerda, o queixo até o osso e perdeu o olho esquerdo.

O operário foi encaminhado ao NYU Langone Health, um centro médico líder em reconstrução facial nos Estados Unidos para ser submetido ao procedimento. Após uma avaliação, foi escolhido um doador ideal, o processo desde o acidente até o transplante durou quase dois anos.

A cirurgia consistiu em extrair parte do rosto e todo o olho esquerdo de um doador e inseri-los no receptor, os médicos utilizaram uma tecnologia avançada, como planejamento cirúrgico computadorizado em 3D e guias de corte personalizados, para alinhar com precisão ossos e colocar placas e parafusos de forma ideal.

O processo envolveu mais de 140 profissionais de saúde em uma cirurgia de 21 horas, após cinco meses do procedimento, a córnea está saudável e a retina apresenta um excelente fluxo sanguíneo, mas ainda não se sabe se o paciente vai recuperar realmente a visão.

Aaron James voltou em setembro ao Arkansas, seu estado natal, para ficar com a esposa e a filha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!