Polícia Federal deflagra Operação Corona de combate a lavagem de dinheiro e narcotráfico internacional

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Corona com objetivo de combater organizações criminosas dedicadas à lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional. A investigação foi iniciada em abril de 2020, após a apreensão de cerca de 650 quilos de cocaína no Aeródromo da Coroa do Avião, em Igarassu, na Região Metropolitana de Recife.

A apreensão resultou de um esforço operacional da PF com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco. Na ocasião, piloto, copiloto e outros criminosos engajados no descarregamento da droga da aeronave foram presos em flagrante por tráfico de drogas. O plano do grupo criminoso visava ocultar a cocaína numa exportação de sucata destinada à Europa pelo Porto de Suape.

Após o flagrante, a PF aprofundou a investigação, a fim de identificar outros responsáveis pela operação ilícita, assim como descobrir o esquema criado para financiar esse plano. Foi revelada, então, uma grande estrutura criminosa de empresas de fachada criadas com a finalidade de movimentar dinheiro para o crime organizado transnacional.

As empresas estão espalhadas pelo país, mas se concentram, especialmente, no Estado de São Paulo. Só nos primeiros 4 meses de 2020, no período em que o grupo preso em Pernambuco arquitetava a exportação de cocaína frustrada pela PF, essas empresas movimentaram juntas mais de 116 milhões de reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!