Aneel aprova reajuste de 18,98% na conta de luz dos pernambucanos

A closeup shot of a lit large lightbulb with a blurred background

O bolso dos consumidores pernambucanos sofrerá mais um abalo, isso porquê nesta terça-feira (26), foi aprovado um novo reajuste na conta de energia elétrica. O aumento de 18,98% foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a 14ª reunião pública ordinária da diretoria e já passa a vigorar a partir do próximo dia 29 de abril.

Consumidores de alta e baixa tensão, terão uma média de alta de 19,01% e 18,97% respectivamente. Já no caso dos residenciais exemplificando, quem antes pagava R$ 90,00 na conta de luz, com o aumento passa a pagar R$ 108,50, um impacto de 18,50%.

A falta de chuvas regulares ao longo do ano de 2021 fez com que níveis dos reservatórios das hidrelétricas caísse, o que acabou afetando diretamente a produção de energia. Com isso, as empresas precisam comprar energia de outras fontes como a energia produzida pelas termoelétricas, dessa forma os custos são repassados para o consumidor.

Além de Pernambuco, 12 milhões de consumidores de outros estados do Nordeste também tiveram reajuste em sua conta de energia.

 

Texto: Diogenes Ramos

Colaboração: Fernanda Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!