Pernambuco envia nesta quinta 234 mil testes rápidos de Covid para os municípios; estoque é de um mi

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou nesta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, que Pernambuco possui em estoque um milhão de testes rápidos para a identificação do novo coronavírus e que mais um milhão deve ser recebido nos próximos dias. Segundo o secretário, ainda nesta quinta, 234 mil unidades serão enviadas para todas as cidades pernambucanas. Os testes serão encaminhados para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e ficarão à disposição dos gestores municipais para retirada.

Outros 600  mil exames, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, devem ser repassados aos municípios até meados de fevereiro. As remessas, de acordo com Longo, estão sendo enviadas às cidades de forma proporcional, beneficiando o mesmo percentual de pessoas em cada município. “É um reforço importante para que os gestores municipais mantenham suas estratégias, disponibilizando ao público a testagem para que possamos descartar ou confirmar casos”, disse.
 
Durante a coletiva, André Longo também destacou que o Estado abriu 758 leitos para pacientes com quadro respiratório desde o dia 24 de dezembro do ano passado, sendo 314 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o secretário, há previsão de abertura de mais 400 vagas, sendo 216 de UTI, nas próximas semanas.

Fonte: Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!