Alimentação saudável durante as férias, é possível?

Foto: Banco de imagens

O período de férias é uma época que costuma bagunçar um pouco a rotina, principalmente a da alimentação. É comum que as pessoas acordem mais tarde e percam o horário das refeições, pulando uma ou outra, ou mesmo que comam em restaurantes, barraquinhas e ambulantes. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados.

A clínica geral e geriatra Andréa Figuerêdo explica que pular uma refeição não é um problema, desde que isso não ocorra com frequência. Ela explica, porém, que pessoas com comorbidades, como diabetes, e os mais idosos devem evitar pular as refeições, pois seus corpos são acostumados a uma rotina, e qualquer alteração pode impactar no funcionamento do organismo, influenciando suas taxas.  

Agora, se a alimentação for feita em barraquinhas, ambulantes entre outro, o cuidado tem que ser redobrado. Acima de tudo a higiene deve ser sempre um ponto a ser observado.

O ideal é escolher um restaurante de confiança, porém se isso não for possível, é imprescindível escolher barraquinhas e ambulantes que estejam distantes de lixo ou esgotos. Outro detalhe importante é a limpeza das unhas de que prepara, além da utilização de luvas e toucas.

Outro ponto a ser observado são os alimentos em si, pois por causa do tempo mais quente os alimentos devem receber um armazenamento diferente para não estragar mais rápido. Para minimizar as chances de sofrer com alguma intoxicação alimentar, o ideal é evitar comidas com molho, como maioneses, e frituras.

Caso ocorra algum problema intestinal, a médica indica repouso, hidratação e o consumo de refeições mais leves. “Normalmente os sintomas são dor de barriga, diarreia, mal-estar e vômitos. Eles costumam passar no mesmo dia, sem que haja a necessidade de medicações fortes”, complementa a médica. No entanto, se os sintomas persistirem, o paciente deve buscar um atendimento de emergência.

“Com informações da Folha de Pernambuco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!