Polícia Rodoviária Federal realiza campanha para estimular cadastro de doadores de medula óssea

Foto: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta terça-feira (21), o cadastro de voluntários para doação de medula óssea, na Fundação HEMOPE, no Recife. A iniciativa está inserida na campanha nacional “5 ml de Esperança”, que busca conscientizar a população sobre a importância de salvar vidas, a partir do cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME)

Policiais, servidores administrativos, estagiários, terceirizados e integrantes da Comissão de Aprovados no concurso da PRF participaram do ato, que também contemplou doações de sangue e está ocorrendo em todo o País. A partir do cadastro no Redome, os doadores entram em uma lista nacional que avalia se o voluntário possui compatibilidade com os pacientes que estão na fila do transplante, por isso é importante manter o endereço atualizado.

O procedimento de cadastro é simples. Basta apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.

A única restrição é com relação à idade, pois atualmente o HEMOPE cadastra doadores de 18 a 35 anos. Mas nesse caso, quem não puder doar medula devido à idade, pode se voluntariar para doar sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!