Projeto de Lei que garante dignidade animal é discutido em audiência

Foto: Vladimir Barreto

Em audiência pública, nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Caruaru, vereadores discutiram o Projeto de Lei que prevê o reconhecimento de animais não-humanos, cães e gatos, como seres sencientes, bem como a garantia de uma existência digna. A propositura é do vereador Anderson Correia (PP). Participaram da audiência, conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), o juiz federal Vicente Ataíde Júnior, a advogada animalista Evelyne Paludo e o advogado Yuri Fernandes Lima. 

O propositor da audiência falou sobre a importância de conscientizar a população com relação às políticas públicas animalistas. “Os animais não podem ser submetidos a atos de crueldade, eles não são objetos”, disse Anderson Correia. 

Vicente Ataíde parabenizou a iniciativa da Casa Legislativa ao criar a Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. O juiz afirmou que faria apenas um acréscimo no Art. 1º do  PL nº 9.125/2021. Em vez de “garantir a existência digna”, “garantir o seu direito fundamental à existência digna”. Além disso, ele ressaltou a importância de variação da multa, pois é necessário separar os casos de maus tratos, acidentes, entre outros. 

Ainda na ocasião, os presentes destacaram o dever que o Legislativo tem de se comprometer com a promoção de políticas públicas animalistas. “Esse é o papel do nosso Poder Legislativo. Que a gente possa cada vez mais abrir as portas e trazer conhecimento e experiência”, finalizou Bruno Lambreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!