CPI da Covid aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A CPI da Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (26), o relatório final por 7 votos a 4. A votação foi viabilizada após acordo fechado com o grupo majoritário da comissão pelo indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima. Já o indiciamento do senador Luís Carlos Heinze, do PP, acabou sendo retirado.

O documento acusa o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes e afirma que ele lutou contra o isolamento social, incentivou a exposição da população ao vírus e defendeu remédios sem eficácia contra a doença.

Também há pedidos de indiciamento de ministros, ex-ministros, três filhos do presidente, deputados federais, médicos e empresários.

A aprovação do relatório se deu após mais de sete horas de discussão, com dois intervalos, em meio a contestações da tropa governista minoritária na CPI.

Senadores planejam entregar, nesta quarta-feira (27), o relatório ao procurador-geral da República, Augusto Aras. Nos próximos dias o documento será entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e aos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O parecer também será encaminhado ao Tribunal Penal Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!