Intervalo de 60 dias entre as duas doses da vacina Pfizer é mantido em Pernambuco

Foto: Janaina Pepeu

Em coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, André Longo, pontuou que não é recomendado diminuir para 21 dias a aplicação da segunda dose da Pfizer/BioNTech e que o Estado mantém o intervalo de 60 dias entre a aplicação da primeira e segunda dose. Além disso, o secretário alertou que os municípios precisam realizar buscas ativas do público que ainda não se vacinou.

A decisão de manter o intervalo de 60 dias para a segunda dose da Pfizer/BioNTech foi tomada após reunião do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

“Essa redução é um equívoco técnico, porque diminui a efetividade da vacina e a resposta imunológica à vacina. A orientação técnica diante das evidências científicas atuais é que os municípios pernambucanos que adotaram essa estratégia, revejam essa decisão e voltem a aplicar a segunda dose da Pfizer com 60 dias. Inclusive, esse período de 21 dias entre as primeiras e segundas doses da Pfizer é uma das explicações apontadas por especialistas para o repique da doença em países como Inglaterra e Israel”, destacou o secretário.

Com mais de 500 mil pernambucanos com a segunda dose em atraso, durante a reunião, também foi discutido estratégias que os municípios podem adotar para atrair o público ainda não vacinado, realizando uma busca ativa.

“Os municípios precisam se comprometer em adotar, com base na realidade dos territórios, novas estratégias para o público que ainda falta se vacinar e aproveitar todas as alternativas possíveis. Reforçar o processo de convencimento ativo é fundamental para resgatar os que ainda não se vacinaram”, afirmou o secretário de saúde.

Durante a coletiva, a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, apresentou um panorama dos nove meses de vacinação, com destaque para o público adolescente.

“Atualmente, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos está com a cobertura de 44% para a primeira dose. Nesta quinta-feira, foi pactuada em reunião CIB a recomendação de se fazer a busca ativa para vacinar esse público dentro do ambiente escolar, já que historicamente esse contingente é um dos mais difíceis de vacinar, porque não procuram os serviços de saúde de maneira espontânea”, explicou.

Nesta sexta-feira (22), Pernambuco recebe o maior lote da vacina Pfizer/BioNTech até o momento, com 449 mil doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!