Sérgio Lemos lança ‘Os Papangus de Bezerros’ no Agreste

Trabalho do artista pernambucano tem o objetivo de apresentar a importância da preservação da manifestação carnavalesca mais tradicional do interior do Estado. Lançamento acontece no dia 8 de outubro no Centro de Artesanato do município. O artista plástico pernambucano Sérgio Lemos lança, nesta sexta (8 de outubro), o livro “Os Papangus de Bezerros”, na cidade que leva nome ao título da obra. O evento acontecerá de forma presencial, no Centro de Artesanato da cidade, amanhã dia 8 de outubro, às 15h30.
Na ocasião acontecerá a apresentação de dois grupos de papangus, o Balé Popular “Papanguarte” e o Grupo de Danças Folclóricas Folc Popular. Além das atuações, que vão acontecer no hall do Centro de Artesanato, no auditório do local estarão expostas  três telas feitas por Sérgio Lemos que ilustram o livro. O lançamento contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bezerros, Hugo Pereira, e o diretor de cultura do município, Marlom Meirelles.
Entre as décadas de 80 e 90, Sérgio Lemos estudou, fotografou e registrou por meio da pintura os papangus, personagens de destaque das comemorações carnavalescas de Bezerros, município no Agreste de Pernambuco. As imagens ganharam notoriedade em todo o mundo através de exposições levadas a diferentes países.
“Sempre gostei de Carnaval e fui folião a minha vida toda. Como o meu pai é natural de Bezerros, passei a frequentar todos os anos as festas de lá. Com o passar do tempo, muito dessa cultura foi descaracterizada, mas há ainda uma resistência muito forte para que a tradição seja mantida”, comenta o artista. Sobre voltar à Bezerros, Sérgio comenta que não é possível descrever a emoção. “É uma alegria muito grande estar voltando, é indescritível, uma espécie de volta no tempo, algo fantástico em minha vida”, declarou.
O livro tem 109 páginas e apresenta um olhar de Sérgio Lemos sobre os papangus de Bezerros. O trabalho conta com textos de Valda Colares, Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro; além de fotografias e reproduções das pinturas criadas por Sérgio Lemos. “Sérgio Lemos utiliza diversos suportes como a tela de linho, o cartão duro, e o cartão ondulado e, diluiu tintas e amaciou as pinceladas sem, no entanto, abrandar a força e o sabor do desenho, da cor  e da composição, apenas tornando mais encorpadas as suas propostas, tal e qual os bons vinhos originários de boas cepas”, diz o também artista plástico Marco Cordeiro, que assina um dos textos da publicação que é bilíngue – português/inglês.      
“Os Papangus de Bezerros”, que teve lançamento também na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no sábado passado, é uma realização da Vox Produções, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros, Prefeitura de Bezerros e Brisa da Serra, além do patrocínio da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!