Sesc Caruaru realiza documentário em homenagem ao professor Jorge Souza

Foto: Divulgação Sesc – Artista plástico Jorge Souza

A obra e o legado do professor Jorge Souza são contados por ex-alunos do curso de Pintura em Tela do Sesc Caruaru no documentário “Coisa de Mestre”. Idealizado pela equipe de Cultura da unidade, está disponível no canal oficial do Sesc PE no Youtube. O documentário é uma homenagem ao artista visual que atuou no Sesc por 25 anos, até sua morte em junho de 2020, aos 66 anos.

Os depoimentos dos artistas são cheios de emoção e de agradecimento pelo que aprenderam com o mestre nas aulas de Pintura em Tela do Sesc. Quem abre o vídeo é Josimar Souza, irmão de Jorge. “A lembrança que tenho dele é de tudo o que ele me ensinou e o que me fez acreditar no trabalho de artes, que a gente deve preservar, viver na cultura, coisa que ele aprendeu, levou a frente, ensinou a muitos e deixou isso comigo”, afirma.
Outros seis artistas visuais participam do projeto: Shivo Araújo, Emanuel Flávio, Marcus Firmo, Regina Lúcia, Hector Luiz e Humberto Botão. “Ele transitava pelo Modernismo, e por outros estilos e sempre se deleitava, com muita ênfase, através de sua linguagem e a gente sempre tinha o desejo de beber na fonte de Jorge”, resume Humberto Botão, sobre o sentimento de todos em relação aos aspectos artísticos do professor.
A gravação e a edição do documentário “Coisa de Mestre” são de Naldo Venâncio e a trilha sonora é de Edson Pedro. “Jorge Souza foi um dos pioneiros no ensino de Artes Visuais em Caruaru. Oportunizou a diversos públicos a experimentação coletiva e individual da arte com o projeto “Atelier Aberto” e também colaborou muito na realização das exposições da Galeria de Artes Mestre Galdino do Sesc. Praticamente todos os artistas visuais da cidade na atualidade estudaram com Jorge Souza e esse é o seu principal legado”, complementa Edson Pedro, instrutor de atividades artísticas (música) do Sesc Caruaru.
https://www.youtube.com/watch?v=rtajtyK5ZEQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!