Mais sete casos da variante Delta são confirmados em Pernambuco

Foto: Miva Filho/SES-PE

Mais 7 casos de Covid-19 causados pela variante Delta do novo coronavírus foram confirmados em Pernambuco. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde, na noite desta sexta-feira (17), após mais uma rodada do sequenciamento genético de amostras de pacientes com covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).

Com essas novas confirmações, Pernambuco totaliza 36 pessoas infectadas pela variante Delta.

Das 27 amostras sequenciadas, 20 foram identificadas como linhagem e sublinhagem da variante Gama (74%), inicialmente detectada no Brasil, e 7 (26%) para a Delta, de pacientes residentes em Exu (1), Camaragibe (1), Petrolina (4) e Primavera (1).

Todos os novos casos da variante Delta foram diagnosticados como leves, mas os municípios foram orientados a investigar e acompanhar.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas os materiais biológicos foram coletados entre os dias 6 e 27 de agosto nos municípios de Exu, Terezinha, Igarassu, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Sairé, Petrolina, Primavera e Cabrobó. 

Balanço
Além desses 7 novos casos, outros 15 casos já haviam sido registrados no último dia 10, sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 paciente de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Ainda em setembro, outros 4 foram confirmados no dia 2: pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1).

Já em 27 de agosto, foram confirmados 8 casos da variante em pessoas residentes em Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18 de agosto, foram confirmadas 2 amostras com a cepa originária da Índia, de residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!