Grupos de amigos utilizam o Instagram para campanhas de combate a fome no Agreste

Foto: Divulgação projeto Pão com Ovo

Através da rede, eles criam projetos sociais, captam voluntários e doações para ajudar a mudar a realidade de muitas famílias em Caruaru e Bezerros durante a pandemia. 

O período de isolamento mais restrito devido ao combate a Covid-19 afetou principalmente a população em situação de rua que não tem alternativas para demandas urgentes e básicas como sede, fome e frio. Diante dessa realidade, jovens da sociedade civil resolveram usar o Instagram para criar projetos sociais e engajar amigos a se tornarem voluntários.  

Em Caruaru, um grupo de mulheres se uniram para distribuição de refeições como sopa, pão e café semanalmente e na primeira ação conseguiram atender 60 pessoas. Durante a ação, elas ouviram que era necessário também cobertor, fraudas, roupas, chinelo, máscara, álcool em gel e água potável por isso, elas resolveram se organizar e criaram o “Bolha Agreste” no Instagram para divulgar e arrecadar doações de produtos ou contribuição financeira para poder alcançar um número maior de beneficiários. 

“Queremos, além de ajudar pontualmente, emancipar essas pessoas para que elas tenham condições dignas de se sustentarem sozinhas. Nosso grupo conta com algumas voluntárias advogadas e assistentes sociais dispostas a contribuir também auxiliando com essa parte de cidadania”, disse uma das organizadoras do projeto, Camila Pessoa. 

Já em Bezerros, diversos projetos de voluntariado tiveram que ser suspensos por se tratar de idosos em grupo de risco e aglomeração e mais de 100 famílias que dependiam de ações assim ficaram em situação de fome ainda mais grave. Sensibilizados com isso, um grupo de amigos resolveu criar o “Projeto Pão com Ovo” para arrecadar doações em produtos ou dinheiro para compra de pão e ovo para distribuir para essas famílias. 

“Pensamos em pão e ovo por serem alimentos relativamente baratos e com alto valor nutricional e que poderia conter a fome de muita gente que está em situação grave”, conta Bartolomeu Júnior, um dos organizadores. “Na primeira ação realizada no último sábado (27) atendemos 125 famílias. Nossa equipe tem também diversos voluntários que são profissionais de saúde e já estão vacinados e eles realizam a entrega”, explica Rafaela Santos, que administra a parte financeira do projeto. 

Para ajudar esses projetos, basta ir no Instagram @BolhaAgreste e @Projetopaocomovo e verificar a forma de fazer doação ou de contribuir como voluntário. É através da rede social também que você pode acompanhar toda a prestação de contas e compromisso dos projetos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!