Trabalhador em condição análoga a de escravo é resgatado em Bezerros

Foto: Divulgação/Internet

Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco e da Gerência do Trabalho de Caruaru, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Federal, encontraram um trabalhador em situação análoga a de escravo, na zona rural do município de Bezerros, Agreste pernambucano. Os detalhes da ação fiscal realizada entre os dias 15 e 17 de março foram divulgados nesta segunda-feira (22).

O empregado com deficiência mental trabalhava em uma fazenda de criação de animais, sem registro, sem qualquer garantia trabalhista ou previdenciária e em condições de indignidade. Ele não entendia o grau de exploração ao qual estava submetido.

Dentre as irregularidades constatadas, ausência de pagamento de salário (por pelo menos oito meses de trabalho ininterruptos); ausência de água potável no local de trabalho; inexistência de instalações sanitária (chuveiro, pia e vaso), levando o trabalhador a fazer suas necessidades fisiológicas a céu aberto.

O trabalhador resgatado foi acolhido pelo serviço de Assistência Social de Caruaru, submetido a cuidados médicos e ao serviço de orientação para reinserção social.

Além das verbas rescisórias de quase 12 mil reais a serem pagas ao empregado, o empregador será autuado e deverá ser penalizado com o pagamento de indenização a título de dano moral individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!