Palestra com Gabriel Chalita traz reflexões sobre sonhos e angústias de professores

Foto: Divulgação

Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações?

Para tratar sobre o tema, o Centro Universitário UniFavip realiza uma palestra online nesta terça-feira (23) com o professor e filósofo Gabriel Chalita. Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17h, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/ , com a mediação da administradora e docente Barbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado.  

Na palestra, serão abordados temas, como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos. “O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício”, define Chalita.

A coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Centro Universitário UniFavip, Georgia Galvão, vivencia os desafios atuais na vida pessoal e no cotidiano de docente. Nesta última, a pandemia forçou-a a se reinventar e acelerar estratégias que seriam vivenciadas em um futuro relativamente distante.

Um dos aspectos que demandou esta rápida revisão de procedimentos foi a comunicação através do uso de ferramentas tecnológicas, conforme explica Galvão. “Este período de pandemia alterou a rotina de todos os profissionais da educação, tanto na sua vida pessoal como profissional. É um momento em que o isolamento social se faz necessário para preservar a vida de todos. Assim, é, sem dúvida, o maior desafio da atualidade na formação profissional e o uso de estratégias educacionais com o protagonismo do estudante foi reforçada. Para melhorar o processo de aprendizagem, passamos a utilizar as plataformas digitais, as web conferências, os aplicativos de mensagens e os laboratórios digitais, entre outras ferramentas, trazendo uma sensação de proximidade dos professores e estudantes, mesmo cada um em sua casa. Não é fácil, mas o uso da tecnologia foi uma estratégia eficaz para salvar vidas.”, completa o docente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!