“Estamos no início de um período que deve ser de grandes dificuldades”, diz secretário estadual de Saúde

Secretário André Longo – Foto: Hélia Scheppa/divulgação/SEI

A ocupação de leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) tem se mantido acima de 80% há, pelo menos, 10 dias. Mesmo com a abertura de 52 novos  leitos de terapia intensiva voltada para estes pacientes, nesta semana, não houve redução do percentual. 

Em coletiva virtual realizada nesta quinta-feira (4), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, expressou preocupação com os próximos desafios no enfrentamento da Covid-19 em Pernambuco. “Estamos no início de um período que deve ser de grandes dificuldades”, relatou. 

“Mesmo com a vacinação, que começa a dar os primeiros e promissores resultados, e o grande esforço do Governo do Estado na abertura de novos leitos, o sistema de saúde está no limite da sua capacidade máxima”, informou o secretário. 

Longo ainda confirmou a redução de casos confirmados da Covid-19 em idosos com idade acima de 85 anos no último mês. “Na faixa dos idosos com mais de 85, tivemos uma redução de 25% no registro de casos de Srag”, comentou. 

“Essa redução de casos entre os acima de 85 anos já pode apontar uma influência positiva no processo de vacinação dessa faixa etária”, reforçou Longo. 

Contudo, o registro de internação de pessoas com idade de 20 a 59 anos aumentou 39% no último mês. “Há, sim, uma maior frequência de jovens chegando às nossas UTIs”, informou o secretário. 

O gestor informou que novos leitos de UTI devem ser inaugurados nesta sexta-feira (5). “Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mesmo assim, a velocidade da doença tem superado a nossa capacidade de abrir leitos”. 

Os leitos abertos na última semana não foram capazes de dar uma folga no percentual de ocupação, que registrou 86% de ocupação média da rede pública para casos de Srag. “Pode chegar o momento em que o volume de pacientes graves supere a capacidade de colocá-los nesses leitos. Não temos escolha, ou enfrentamos a pandemia juntos ou ela não será superada”, ressaltou André Longo. 

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!