Estúdios de gravação e edição de áudio e vídeo são inaugurados em Escola Técnica de Caruaru

Foto: Kleyvson Santos

A Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, de Caruaru, Agreste pernambucano, inaugurou nesta quarta-feira (10) seus estúdios de gravação e edição dos cursos inéditos na Rede Estadual de Rádio, TV e Internet; e Produção de Áudio e Vídeo, que estão sendo ofertados nas modalidades médio-integrado, para quem cursa o ensino médio e técnico simultaneamente; e subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. Ao todo, 633 alunos estão matriculados na unidade de ensino para o ano letivo de 2021.

Atendendo aos protocolos de biossegurança contra a Covid-19, uma solenidade de inauguração, com professores, gestores e estudantes, foi realizada na unidade de ensino. Os estúdios, que são climatizados e decorados, foram divididos em três espaços: um laboratório com dez máquinas de ponta para a produção e edição de áudio e vídeo; um estúdio de gravação de imagem com chroma key; e outro com cenário, iluminação e equipamentos móveis. 

“Caruaru é um polo audiovisual muito importante, que comporta diversas TVs e emissoras de rádio, e a demanda nesta área é grande na cidade. A entrega desses espaços da ETE Nelson Barbalho é fundamental para o Agreste inteiro, pois é a materialização da interiorização da inovação que tanto trabalhamos para fazer acontecer”, frisou George Bento, gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes (SEE); acompanhado de Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional da SEE; e Flávio Carlos, gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Caruaru, que também participaram do evento.

“Esses equipamentos vão ajudar para que os nossos estudantes tenham a teoria aplicada aqui durante a sua formação profissional. É uma conquista importante para Caruaru e para toda a Região. Estamos muito felizes. Caruaru e região ganham este presente”, comemorou Maria Medeiros. 

A unidade de ensino foi transformada em ETE em novembro de 2020 para ampliar a oferta de ensino profissionalizante na região. Geralda Dutra, gestora da escola, destacou a ansiedade de alunos e professores para iniciar o ano letivo com estúdios pioneiros no Estado. “Além dos cursos serem novidade na região, o mercado de trabalho é muito carente dessa mão de obra. É uma chance que eles (alunos) veem de crescer profissionalmente e de colocar seus projetos de vida em prática. Ainda temos muitos estudantes do segundo e terceiro ano que estão bastante ansiosos para ingressar na modalidade subsequente quando concluírem o Ensino Médio, e isso nos deixa bastante felizes, pois vemos jovens que estão atrás de qualificação e um futuro melhor”, disse a gestora. 

A corretora Aldija Cortês, mãe da estudante Thaynara Cortês, do segundo ano do Ensino Médio da escola, acompanhou a inauguração e elogiou a ETE e a Secretaria de Educação e Esportes pela iniciativa. “Eu nunca tive o que reclamar da ETE Nelson Barbalho. Os professores e gestão sempre foram muito atenciosos com os alunos e eu me sinto segura em deixar a minha filha concluir os estudos aqui. E agora, com os estúdios, eu só tenho mais elogios a fazer, porque esses equipamentos vão preparar ainda mais os nossos filhos para a vida fora da escola. Vemos muitos jovens que saem da escola sem uma profissão, mas aqui, não. Daqui eles saem profissionais e eu fico muito feliz”, contou. 

“A gente fica muito empolgado vendo esse tipo de investimento numa escola pública. Sem dúvidas, quero concluir o Ensino Médio e retornar para fazer o técnico. Os estúdios estão lindos, impecáveis. Eu vi de perto a correria da escola em preparar tudo com muito carinho e a gente só tem vontade de retribuir com estudo e dedicação”, concluiu Thaynara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!