Secretaria da Mulher de Caruaru realizará palestra gratuita para discutir sobre ‘Saúde Mental’

Foto: Internet

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza, nesta sexta-feira (29), uma palestra on-line em alusão ao ‘Janeiro Branco’, com o tema ‘Janeiro Branco: nem tudo está sob seu controle’. O encontro virtual acontecerá das 14h às 16h30, pelo Google Meet.

De acordo com Juliana Gouveia, secretária de Políticas para as Mulheres de Caruaru, a campanha está na 8ª edição e vem tomando proporções ainda maiores devido ao ano de 2020, que foi atípico, em virtude da pandemia da Covid-19. “Pensando nisso, a secretaria traz para o debate a questão da autocobrança, que tem causado, atualmente, mais ansiedade, estresse e depressão, principalmente nas mulheres”, afirmou.

A secretária enfatiza que provocar essas discussões é fundamental para que a sociedade em geral desperte para a importância de cuidar da mente, num período em que as pessoas sofrem tanta pressão psicológica diante da pandemia. “Todos nós podemos lembrar de algum vizinho, alguém do trabalho, uma parente, uma amiga que vivencia problemas de saúde mental e é, através de campanhas como essa, que chamamos a atenção para que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental”, disse Juliana.

O padrão de perfeição imposto pela sociedade às mulheres, por sua vez, pode trazer dentro de si sentimentos relacionados à falta de confiança para que elas realizem os seus projetos, seja no campo profissional ou pessoal, em que estão inseridas. “Assim, é importante incentivar as mulheres a fortalecerem sua saúde mental e o cuidado de si perante às mudanças da realidade proporcionadas pela vida, para que se sintam capazes de realizar avaliações e análises pessoais sobre quais são as áreas de sua vida que precisam de mais atenção e cuidado em cada momento. A partir disso, a mulher poderá despertar e entender sobre autoconhecimento e equilíbrio emocional”, afirmou Juliana Gouveia.

Palestra

“A autocobrança pode gerar transtornos de ansiedade, bipolar e depressão, que são as doenças que mais causam adoecimento nas mulheres atualmente”, será o primeiro tema a ser abordado na palestra, que será proferida pela psicóloga Bruna Santos, pós-graduada em Terapia-Cognitiva-Comportamental, em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Na sequência, a digital influencer, Mariana Filgueira Dias, fará relato de experiência sobre sua vivência em relação à autocobrança nas redes sociais e os impactos sobre a sua vida e saúde mental.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que os casos de doenças mentais nas jovens começam a partir dos 14 anos e que o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos. Tais doenças mentais atingem cerca de 20% da população mundial, sendo as mais comuns a depressão, o transtorno de ansiedade, o distúrbio de pânico, o transtorno bipolar e esquizofrenia e o transtorno alimentar.

Serviço

As inscrições para a palestra podem ser realizadas através do Google Forms, pelo link http://bit.ly/janeirobranco21
Os links para acesso à reunião serão enviados por e-mail para as pessoas inscritas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!