Mulheres vítimas de violência sob proteção do estado têm auxílio financeiro ampliado

O Governador Paulo Câmara sancionou, nesta sexta-feira (8), a lei que autoriza o aumento de 78% no auxílio financeiro pago pelo estado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco de morte, que estão nas casas abrigo de Pernambuco. Com isso, o valor passa de 250 reais para R$ 446,04 atualizado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O auxílio é pago em parcela única às usuárias beneficiadas com a ação de apoio à transferência domiciliar, para custear despesas básicas e emergenciais como alimentação, hospedagem, vestuário, higiene pessoal e de seus filhos ou dependentes menores de 18 anos.

Pernambuco tem uma rede com quatro casas abrigo localizadas em regiões distintas, com endereços sigilosos. A lei prevê também o serviço 24 horas, composto por técnicos e policiais que se deslocam até a origem da ameaça e ofertam proteção à mulher, que seja no deslocamento para um lugar seguro ou para uma casa abrigo, a depender da vontade da vítima. Durante esse processo de proteção, as mulheres têm suas demandas psicológicas, sociais e jurídicas atendidas e, na ocasião do desabrigamento, é ofertada a parcela do auxílio financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!