Série C: Equilíbrio no quadrangular exige atenção aos critérios de desempate

O gol marcado por Chiquinho nos minutos finais do jogo contra o Ituano no último sábado (26) colocou o Santa de volta na briga pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Além da vitória do Santa, o empate sem gols entre Vila Nova (GO) e Brusque (SC) deixou os quatro times em condições semelhantes após três rodadas disputadas. Ituano, Vila Nova e Santa Cruz possuem aproveitamentos exatamente iguais, cada um com uma vitória, um empate e uma derrota.

Com quatro gols marcados contra três do Santa e do Vila, o Ituano manteve a liderança após o término da rodada. Santa Cruz e Vila Nova empatam em pontos e nos três critérios de desempate seguintes: número de vitórias, saldo de gols e gols marcados; no entanto, a equipe goiana segue na segunda posição por ter levado a melhor no confronto direto contra o Tricolor.

O regulamento da competição também diz que caso haja empate entre mais de dois clubes, o confronto direto não deve ser considerado como critério de desempate; no entanto, a vantagem no número de gols marcados faz com que, após o término da terceira rodada, o clube paulista ocupe a primeira posição, de modo que o empate ocorre entre Santa Cruz e Vila Nova.

Caso aconteçam dois empates nos confrontos diretos entre as duas equipes, a vaga será decidida pelo menor número de cartões vermelhos e, caso o empate persista, a equipe com o menor número de cartões amarelos vence. O último (e improvável) critério de desempate é o sorteio.

No “returno” da competição, um fator que pode ser decisivo é o número de jogos disputados em casa. Nesse quesito, Santa e Vila Nova disputam duas das três partidas restantes em casa. No caso dos tricolores, o próximo confronto, que será disputado no domingo (3) às 18h contra o Ituano, e o último jogo do quadrangular, contra o Brusque no dia 17 de janeiro, serão disputados no Arruda. Entre os dois confrontos no Arruda, o Santa viaja a Goiânia, onde enfrenta o Vila Nova no dia 9 de janeiro.

O elenco Coral se reapresenta na tarde desta terça (29), quando começa  a preparação para o próximo jogo.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!