Rodoviários fazem greve por tempo indeterminado no Grande Recife a partir desta terça

Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Usuários do transporte público no Grande Recife devem passar por momentos ainda mais complicados às vésperas do Natal. Começou nesta terça-feira (22), sem previsão para acabar, a greve dos rodoviários.

Entre os motivos para a greve, está a dupla função exercida por motoristas de ônibus. A mobilização ocorre quatro dias após a suspensão da portaria 167/2020 do Grande Recife Consórcio de Transporte, que vedava o acúmulo de funções de motorista e cobrador nos ônibus, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Além disso, também está suspensa a Lei Municipal 18.761/2020 que a motivou, em decorrência de uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que a lei é inconstitucional e não se aplica ao sistema metropolitano de transporte.

Em nota, o Urbana-PE, sindicato das empresas de ônibus, classificou a greve como ilegal e disse que tomará todas as medidas cabíveis para evitar os transtornos.

Autor do projeto de lei que originou a legislação, o vereador do Recife Ivan Moraes ressaltou que os beneficiados com ela não serão apenas motoristas e cobradores, mas os usuários também.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!