Comércio funcionará com horário estendido para compras de fim de ano

O comércio de rua, varejista e os shoppings centers de Pernambuco vão poder atuar com um horário especial a partir desta sexta-feira (11) até o dia 23 de dezembro, para evitar aglomerações nas compras de final de ano. Os estabelecimentos vão poder funcionar das09h à meia noite.

A alteração do horário não impacta na capacidade pessoas – ou seja, as lojas do varejo e atacado continuam recebendo um cliente a cada 5 metros quadrados enquanto lojas de shoppings centers recebem uma pessoa a cada 10 metros quadrados de loja. 

Durante coletiva online realizada na tarde desta quinta (10),  o Governo do Estado anunciou também que os segmentos de alimentação terão uma alteração no horário de funcionamento na véspera de Natal (24) e de Ano-novo (31), para que aglomerações sejam evitadas. Os estabelecimentos vão poder funcionar nos dois dias até as 22h. 

“É uma decisão para a passagem ser em ambientes controlados, com um núcleo de pessoas mais próximo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach. As operações do setor estão autorizadas a receber 70% da sua capacidade oficial. 

Cartilha
Ainda esta semana, o Governo do Estado vai divulgar uma cartilha detalhando quais tipos de eventos estarão permitidos e os protocolos a serem seguidos, já que shows e festas regrediram no Plano de Convivência com a Covid-19. 

“Tivemos três semanas seguidas de aumento e isso provoca um sinal de alerta para restringir algumas atividades que trazem maior risco para as pessoas. As cenas de shows, festas, com pessoas em pé, se alimentando de forma incorreta no protocolo, estão proibidas, e vamos intensificar fiscalização. Fizemos a proibição, mas mantemos permissões especiais para batizados, formaturas, casamentos, desde que respeitem protocolos, em equipamentos preparados e autorizados, com alvará. Os bares podem continuar funcionando, não são todos restaurantes e bares que descumprem, temos muitos que cumprem e não pensamos em regredir nesse setor no momento”, declarou Schwambach. 

Eventos como casamentos, formaturas, podem funcionar em espaços com uma capacidade máxima de 300 pessoas, respeitando ainda protocolos de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. 

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!