Tremor de terra de magnitude 3,5 graus na escala Richter é registrado na Bahia

Um tremor de 3,5 graus na escala Richter foi registrado na Bahia, na manhã desta quarta-feira (29). Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo sísmico ocorreu às 5h19.

Como o tremor aconteceu no mar, não houve relatos de que tenha sido sentido no continente. A cidade mais próxima do raio do epicentro é Ilhéus, a 100 km leste do município.

Embora o fenômeno tenha ocorrido na região costeira, o professor Eduardo Menezes, geofísico e sismólogo do Laboratório Sismológico da UFRN, tranquilizou a população sobre um possível risco de tsunami. “Tremores com essa ordem de grandeza não causam tsunamis, aquelas ondas altas. Não há energia suficiente para isso. O risco de tsunami é com magnitudes mais altas, geralmente a partir de 7.0”, detalhou, em entrevista ao Bahia Notícias. 

O professor ainda atribuiu o tremor a uma possível falha geológica na região. De acordo com ele, os últimos registros de abalos no sul da Bahia aconteceram no continente, nas cidades de Itapé, Ibicaraí e Floresta Azul, com magnitude pequena. No estado, eventos desta natureza são mais comuns no Recôncavo Baiano. O último deles com magnitude maior aconteceu em novembro do ano passado, em Amargosa, com 3.5 graus na escala Richter. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top