Náutico vence Central por 2×1 e avança no Estadual

Rafael Ribeiro, zagueiro do Náutico – Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

O Náutico está classificado para as semifinais do Campeonato Pernambucano 2020. A vaga foi conquistada neste domingo (26), com a vitória por 2×1 diante do Central, na Arena de Pernambuco, pelas quartas de final do torneio. Foi o primeiro jogo do Timbu no estádio de São Lourenço da Mata desde que o clube retornou a mandar suas partidas nos Aflitos – o embate mais recente dos alvirrubros no local fora em agosto de 2018, pela Série C, contra o Bragantino. Na fase seguinte do Estadual, a equipe encara o Santa Cruz, também em partida única. 

Rhaldney na vaga de Luanderson, Jorge Henrique no lugar de Bryan. Com essas duas mudanças no time titular, o técnico Gilmar Dal Pozzo buscou evitar que o Náutico repetisse os mesmos erros de marcação e armação vistos no jogo contra o Bahia, pela Copa do Nordeste. Alterações que surtiram efeito. O camisa 98 não deixou os mesmos espaços do antecessor. No meio, Jorge deu mais qualidade ao passe.

O Náutico teve mais posse de bola e, com poucos toques, conseguia chegar até a área do Central. Thiago e Erick, porém, não estavam em uma tarde inspirada. O camisa 33 até chegou a balançar as redes, mas o tento foi anulado pelo árbitro, que observou jogo perigoso. Já Kieza, isolado, teve mais uma atuação apagada. Aos 31, porém, o Timbu desencantou. Jorge Henrique cruzou, a bola chegou até os pés de Rafael Ribeiro e o zagueiro bateu rasteiro para fazer 1×0 na Arena. A Patativa teve chances de empatar apenas em chutes de longe de Doda. Um tirou tinta da trave e o outro parou na boa defesa de Jefferson.

A escolha de Dal Pozzo por Jorge Henrique se tornou um acerto ainda maior no segundo tempo. Logo aos oito, o meia cobrou escanteio fechado, a bola raspou na cabeça de Gustavo Henrique e morreu no fundo das redes, ampliando a vantagem do Náutico. Por falar em gol contra, o Timbu sofreu do mesmo mal minutos depois. Justo Rafael Ribeiro, que havia balançado as redes no primeiro tempo, cortou errado a bola e marcou para a Patativa. 

O gol transformou o cenário do jogo. O Central passou a ter mais posse de bola e foi o Náutico que adotou a postura mais recuada, buscando os contra-ataques. Para aumentar o fôlego do time, Dal Pozzo sacou Jorge e Erick para as entradas de Bryan e Britez. A Patativa tinha dificuldades em romper a barreira defensiva dos alvirrubros. Nem mesmo os cinco minutos de acréscimos dados pelo árbitro Diego Fernando foram suficientes para os alvinegros conseguirem o empate que levaria a decisão para as penalidades. O apito final cravou a classificação do Timbu à semifinal do Estadual.

Ficha técnica

Náutico 2

Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Carlão e Willian Simões; Rhaldney, Jhonnatan (Djavan) e Jorge Henrique (Bryan); Erick (Britez), Thiago (Wagninho) e Kieza (Salatiel). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Central 1

Jerfesson; Polegar, Filipe Costa, Janelson e Evandro; Gustavo Henrique (Fernando Pires), Janderson (Idevan), Doda e Adailson; Soares (Robinho) e Leandro Costa. 

Técnico: Sílvio Criciúma

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Diego Fernando. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira
Gols: Rafael Ribeiro (aos 31 do 1ºT), Gustavo Henrique (contra, aos 8 do 2ºT), Rafael Ribeiro (contra, aos 14 do 2ºT).
Cartões amarelos: Adailson, Evandro (C)

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!