Governo do Estado anuncia protocolo para retorno as atividades educacionais

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes anuncia em coletiva de imprensa online, nesta quarta-feira (15), o protocolo de medidas para o retorno das aulas no estado. As atividades escolares estão paralisadas desde início da pandemia da covid-19, no mês de março. Algumas informações sobre o protocolo já foram divulgadas e uma delas é a recomendação de rodízio de estudantes nas instituições de ensino, além do distanciamento social, medidas de prevenção, proteção e comunicação. No entanto, a data para retorno das atividades ainda não foi divulgada. De acordo com o governo, isso vai ser aplicado para Educação Básica, Ensino Superior e cursos de línguas, técnicos, qualificação profissional entre outros. O documento ficará disponível para contribuições e consulta pública através do site educacao.pe.gov.br até o dia 24 de julho. 

Entre as determinações estabelecidas, está a definição da distância mínima de um metro e meio entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores em todos os ambientes das unidades de ensino. Por isso, a gestão da instituição deve observar o número de alunos por turma, reduzindo a quantidade se necessário. Foi aberta pelo protocolo a possibilidade de adoção de um sistema de rodízio nas escolas. Outra medida importante é a promoção de diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação para evitar aglomerações nas dependências da escola. 
 
O protocolo setorial prevê ainda o adiamento de eventos presenciais e a suspensão das atividades esportivas coletivas. Todos deverão receber orientações para evitarem contatos físicos próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços. Os horários das refeições devem ser alternados e a escola deve estabelecer o distanciamento de dois metros durante a alimentação dos estudantes. Em relação à higiene, é obrigatório o uso de máscara por todas as dependências das unidades de ensino – devendo ser observadas orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade – e acomodá-la, quando não estiverem sendo utilizadas, em sacos plásticos, por exemplo, na hora das refeições. 
 
Álcool 70% e locais para lavagem frequente das mãos devem estar disponíveis para a higienização de todos os que frequentam o estabelecimento de ensino; e deve haver reforço da limpeza e desinfecção dos ambientes e das superfícies mais tocadas, como mesas, cadeiras, maçanetas, banheiros e áreas comuns, antes e durante o expediente. 
Com informações da Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!