Confira as chances de classificação de cada time para o mata-mata do Pernambucano

A última rodada do Campeonato Pernambucano 2020 será disputada neste domingo (19). Dos 10 clubes na competição, dois já estão classificados ao mata-mata, seis ainda brigam pelas duas vagas restantes e outros dois já estão no quadrangular do rebaixamento. Confira a situação de cada equipe abaixo.

Jogos:

Sport x Santa Cruz
Afogados x Vitória
Salgueiro x Náutico
Decisão x Central
Retrô x Petrolina

O cenário dos clubes na rodada final da 1ª fase do Estadual

Santa Cruz (1º – 22 pontos ) – O Tricolor não só já está classificado para o mata-mata como também, pela pontuação alcançada, tem lugar garantido nas semifinais. Pode, de quebra, eliminar o rival Sport da competição. Na etapa futura, vai enfrentar o vencedor do confronto entre o quarto contra o quinto colocado. 

Salgueiro (2º – 16 pontos) – O Carcará também está com vaga guardada nas semifinais diretamente. Vai enfrentar o ganhador do duelo entre o terceiro diante do sexto colocado, que se encontram nas quartas.

Retrô (3º – 12 pontos) – A equipe está em situação mais confortável em relação aos demais que ainda brigam pela classificação. O time pode se classificar mesmo se perder para o Petrolina – só cairia fora em caso de empate do Náutico e vitórias de Afogados, Central e Sport. Um empate só não deixaria a Fênix nas quartas em caso de goleadas por sete gols de diferença da Patativa e seis da Coruja. Um triunfo simples é suficiente para passar e garantir vaga na Série D em 2021.

Náutico (4º – 12 pontos)  – O Timbu pode se classificar diretamente em caso de vitória contra o Salgueiro. Se perder ou empatar, o time deve torcer para o tropeço de uma dessas equipes: Sport, Afogados ou Central. 

Sport (5º – 11 pontos) – O Leão precisa vencer o Santa Cruz. Se empatar, terá de torcer para que Afogados ou Central não vençam os seus jogos. Se perder, terá de secar Coruja e Patativa – se eles empatarem, a decisão final envolveria o saldo de gols.

Afogados (6º – 10 pontos) – O Afogados não depende apenas de si para avançar ao mata-mata. Além de vencer o Vitória, o clube tem de torcer para que o Central não ganhe seu confronto por um gol a mais de diferença ou para que Sport, Náutico ou Retrô não ganhem seus respectivos duelos. Se empatar ou perder, a Coruja precisará secar a Patativa. 

Central (7º – 10 pontos) – Levando desvantagem diante do Afogados no critério de gols marcados (5×12), a Patativa precisa vencer o Decisão e torcer por um tropeço da Coruja, Sport, Náutico ou Retrô. Se perder ou empatar, precisará torcer para que o sexto colocado ser derrotado por uma margem maior.

Petrolina (8º – 7 pontos) – Só um milagre classifica os sertanejos. Além de vencer o Retrô, o time precisa torcer por derrotas de Afogados e Central que tirem a diferença do saldo de gols (Coruja e Patativa estão com -1 e o Petrolina com -5).

Decisão (9º – 4 pontos) e Vitória (10º – 2 pontos) – Os clubes não possuem chance de classificação e disputarão o quadrangular contra o rebaixamento à Série A2.

Do Portal FolhaPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top