Sport inicia testes nesta quinta-feira e detalha plano para voltar a treinar na próxima segunda

Os atletas já devem chegar ao Centro de Treinamento com o próprio material de treino (Foto: Paulo Paiva / DP FOTO)

Aos poucos, as ideias vão saindo do planejamento e partindo para a prática, e tornando a volta à atividades do futebol pernambucano cada vez mais concretas. E o primeiro passo será dado pelo Sport, que vai iniciar a fase de testes para Covid-19 com os atletas já nesta quinta-feira. O planejamento divulgado pelo clube, inclusive, traz detalhes de como será feito passo a passo para que os jogadores voltem à melhor forma física e fiquem aptos aos jogos – que ainda não têm data marcada para retornar.
Serão dois dias de testes reservados para as próximas quinta (11) e sexta-feira (12), em estrutura próxima à sede social da Ilha do Retiro. Além dos jogadores, todos os profissionais do Sport envolvidos na rotina dos treinamentos serão testados e avaliados de acordo com os resultados que serão obtidos pelo clube no final de semana. Os treinamentos iniciam a partir da próxima segunda-feira (15) a depender do resultado dos testes.
Serão três testes, sendo dois obrigatórios. Os exames sobre imunoglobulinas IgG e IgM, realizados com amostra de sangue e indicados para a fase de 10 a 14 dias após os primeiros sintomas serem apresentados. Enquanto o IgG verifica os anticorpos que tiveram contato com o coronavírus ao final do período de infecção, o IgM indica os anticorpos ainda em contágio de alta atividade da Covid-19.

Já o terceiro teste, RT-PCR, que obtido geralmente após coleta de mucosa da nasofaringe, e com nível de precisão mais elevado, será realizado nos atletas que testarem positivo para os exames anteriores e apresentarem sintomas característicos da doença.

Com isso, será realizada uma triagem em quatro grupos principais: Grupo A (IgG positivo e IgM negativo), que poderão treinar já na próxima segunda-feira; Grupos B (IgG positivo e IgM positivo) e C (IgG negativo e IgM positivo), que serão submetidos a testes RT-PCR na presença de sintomas e isolamento de 14 dias mesmo sem sintomas; e o Grupo D (IgG negativo e IgM negativo), que também poderá optar pela volta aos treinos submetidos aos devidos cuidados.
Entre as principais recomendações, estão a adoção de diversas medidas de higienização. Começando com os atletas, que já devem chegar ao Centro de Treinamento com o próprio material de treino e terão a temperatura corporal medida por infra-vermelho. Além disso, também há as especificações de higiene para os equipamentos de treinamento muscular após cada seção de treino.
As estruturas a utilizar pelo clube serão as Instalações do CT, Comissão técnica, Departamento Médico, Fisioterapia, Fisiologia, Musculação, Gerência, Executivo de futebol, Rouparia, Campos de treino e Estacionamento.

“Serão 93 pessoas, com os testes realizados na parte debaixo da sede do clube, em três tendas. Os jogadores e funcionários vão chegar e dentro do carro mesmo vamos fazer a coleta sanguínea. Eles vão receber o material com kits para os treinos e vão para casa. Depois da coleta, vamos receber os resultados e ver os grupos”, explica o diretor médico do Sport, Stemberg Vasconcelos.
“Os que apresentarem os sintomas serão encaminhados para casa e fazer os exames adequados de acordo com a sintomatologia. No início da infecção, a gente faz o exame RT-PCR, e depois o IgM e IgG. Além dos exames, todo mundo que frequentar o CT também vai ter que responder um questionário diariamente”, completa Stemberg.

Divisão de grupos

Grupo A – IgG positivo e IgM negativo – treinar técnico/tático
Grupo B – IgG positivo e IgM positivo – isolamento 14 dias (PCR com sintomas)
Grupo C – IgG negativo e IgM positivo – isolamento 14 dias (PCR com sintomas)
Grupo D – IgG negativo e IgM negativo – treinar (testados a cada 15 dias)

Estrutura utilizada

Instalações do CT
Comissão técnica
Departamento Médico
Fisioterapia
Fisiologia
Musculação
Gerência
Executivo de futebol
Rouparia
Campos de treino
Estacionamento

Do Portal Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!