Pernambuco entre os quatro estados líderes em educação prisional no Brasil

Foto: Divulgação/Seres

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou um comparativo dos líderes educacionais no sistema prisional nos últimos três anos. Os dados mostram que Pernambuco está entre os quatro estados com maiores percentuais de pessoas privadas de liberdade (PPLs) envolvidas em atividades de educação, juntamente com o Paraná, Santa Catarina e Maranhão. Além de traçar o processo evolutivo, a análise do Depen objetiva reafirmar as metas estratégicas de atuação para qualificação da política de educação prisional.

Em dezembro de 2019, o sistema prisional Pernambucano registrou 32,7% dos presos em atividades educacionais do total de 33.640, ficando atrás apenas do Maranhão e Santa Catarina. Esse número, comparado a 2017, cresceu 12,07%, percentual que insere o estado entre as oito unidades federativas que apresentaram aumentos consecutivos nos períodos 2017/2018 e 2018/2019.

“A educação e o trabalho são os grandes aliados da ressocialização. Esse resultado é fruto do trabalho intenso que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Pernambuco no sistema prisional” garante o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

No que concerne à participação em atividade educacional no sistema prisional brasileiro, o Depen enumera a atividade formal de educação básica (educação de jovens e adultos – EJA) e educação profissional (cursos técnicos e de formação inicial e continuada); projetos de leitura (com direito à remição de pena); atividades educacionais complementares (videoteca, lazer, cultura); e atividades esportivas relacionadas ao processo educacional. Pernambuco possui 23 unidades prisionais, 21 delas têm escolas e bibliotecas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!