Central de Transplantes de PE reforça importância da doação de órgãos em tempos de Covid-19

Transplante de órgãos

Durante o mês de março deste ano, o número de doações de órgãos e tecidos diminuiu 40% em Pernambuco, quando comparado ao mesmo período de 2019, passando de 15 doações múltiplas para nove. Já a negativa familiar para a doação aumentou, passando de 46% em março de 2019 para 57% em março de 2020. Para atender as 1.523 pessoas que aguardam para serem transplantadas no Estado, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), reforça a importância da doação em tempos de Covid-19.

Segundo a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes, o aumento na recusa dos familiares acontece devido as mudanças na dinâmica do acolhimento das famílias dos potenciais doadores, já que as visitas nas unidades hospitalares estão restritas por causa da pandemia do novo coronavírus, o que modifica a forma de abordagem dos familiares dos potenciais doadores, sem o contato físico como era feito habitualmente.

“Essa mudança é necessária para diminuir o número de pessoas afetadas pela pandemia na comunidade. Contudo, precisamos continuar conscientizando o público sobre a importância da doação e contar com o apoio dos familiares. Os pacientes em fila de espera continuam aguardando”, afirmou Noemy Gomes.

Atualmente, em Pernambuco, 1.523 pessoas estão na lista de espera para realizarem transplantes. Destas, 1.166 aguardam por um rim, 171 por córnea, 129 por fígado, 24 por medula óssea, 19 por rim/pâncreas e 14 aguardam por coração. Importante destacar que pacientes que foram a óbito por Covid-19 ou por suspeita do vírus não podem realizar a doação

Comparando os meses de março de 2019 e março de 2020, os dados do CT-PE mostram que o Estado teve uma diminuição de 6,5% nos transplantes de córnea (de 46 para 43), 50% em coração (de 4 para 2), 54% de fígado (de 13 para 6) e 83% de rim (de 42 para 7). Os transplantes de medula se mantiveram em 21 em março de ambos os anos. Já o transplante duplo de rim/pâncreas não foi realizado em março de 2020. Em 2019 foi feito apenas um.

“As Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos e as Comissões Intrahospitalares de Doação continuam à disposição das famílias, mesmo de forma remota. Vamos continuar apoiando os familiares neste momento de dor e dando o suporte necessário para que eles possam exercer seu direito de ajudar o próximo”, reforça Noemy Gomes.

BRASIL
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a redução no número de transplantes de doador falecido a partir do dia 17 de março de 2020, até o final do último mês, foi expressiva: rim (51,7%), coração (86,7%), fígado (32,1%), pâncreas (66,7%), pâncreas rim (50%), pulmão (85,7%) e córnea (62%). Os dados foram comparados com o quantitativo de transplantes do mesmo período em 2019.

Segundo as recomendações do MS, apenas os transplantes de córnea, considerados eletivos, estão suspensos neste momento de pandemia.

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!