Governadores do Nordeste continuarão com medidas contra coronavírus

Governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram carta conjunta nesta quarta-feira (25) na qual reafirmam que irão continuar adotando todas as medidas preventivas para conter o avanço do novo coronavírus na região. O documento rebate o dito pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), na terça-feira (24). Em pronunciamento em rede nacional, o líder do Executivo nacional afirmou que os brasileiros devem retornar à vida normal e voltou a chamar a Covid-19 de “gripezinha”.

“O momento vivido pelo Brasil é gravíssimo. O coronavírus é um adversário a ser vencido com muito trabalho, bom senso e equilíbrio. Vamos continuar adotando medidas baseadas no que afirma a ciência seguindo orientação de profissionais de saúde, capacitados para lidar com a realidade atual. Vamos manter as medidas preventivas gradualmente revistas de acordo com os registros informados pelos órgãos oficiais de saúde de cada região”, diz o texto da carta.

Segundo os governadores, o momento da pandemia é de “guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais”. “A decisão prioritária e a de cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. É um momento de união, de se esquecer diferenças políticas e partidárias. Acirramentos só farão prejudicar a gestão da crise”, continuam os governadores. Os líderes ainda pedem ao Governo Federal uma ação urgente para trabalhadores informais e autônomos.

“Agressões e brigas não salvarão o País. O Brasil precisa de responsabilidade e serenidade para encontrar soluções equilibradas. Ao mesmo tempo, solicitamos a necessidade urgente de uma coordenação e cooperação nacional para proteger empregos e a sobrevivência dos mais pobres”, acrescentam os governadores.

Por fim os gestores afirmam que ficaram frustrados com “o posicionamento agressivo da Presidência da República, que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil”.

A carta é assinada por Rui Costa (PT), governador de Bahia; Renan Filho (MDB), governador de Alagoas; Camilo Santana (PT), governador do Ceará; Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão; João Azevedo (Cidadania), governador da Paraíba; Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco; Wellington Dias (PT), governador do Piauí; Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte; e Belivaldo Chagas (PSD), governador de Sergipe.

Do Blog da FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!