Sport terá mais tempo para pagar dívida milionária na Fifa

Foto: Folha de Pernambuco

Se por um lado ouve-se reclamações referente à paralisação de competições mundo e Brasil afora, de outro, como efeito da pandemia do novo coronavírus, os clubes terão mais tempo para colocarem as cartas na mesa e se organizarem quanto às dívidas. Esse é o caso do Sport, que tem processo aberto na Fifa pela dívida de R$ 5,5 milhões junto ao Sporting-POR, pela compra do atacante André, em 2017. Isso porque, segundo informações do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, a entidade máxima do futebol suspendeu, por tempo indeterminado, parte de suas atividades administrativas, o que inclui os processos vigentes de dívida dos clubes do mundo inteiro.

“Tudo está suspenso. (Essa medida) ajuda a todos os prestadores de serviços, empresas e clubes”, afirmou o mandatário da FPF. Apesar de o débito ser antigo, o Sport somente foi acionado na Fifa pelo clube português em janeiro deste ano, enquanto ainda tentava negociar, inclusive oferecendo passe econômico de jogadores da casa, como Adryelson e Juninho. Ambas as propostas foram recusados pelos portugueses.

Antes da suspensão determinada pela entidade máxima do futebol, o clube rubro-negro tinha até o dia 18 de abril para quitar o montante, referente à aquisição de 70% do valor econômico de André, em 2017.

No dia 4 deste mês, a Fifa chegou a notificar o Leão com um aviso de que o clube teria até 45 dias para limpar seu nome, caso contrário, estaria inapto a inscrever jogadores por três temporadas – um ano e meio de acordo com a janela da Fifa – correndo risco de sofrer uma sanção maior ao final deste prazo -. Nesse caso, o Sport conta com mais um respiro para tentar novo acordo ou, efetivamente, quitar com suas pendências.

Dívida nacional
Na semana passada, já em âmbito nacional, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) também suspendeu suas atividades administrativas. Com a medida, o Leão da Praça da Bandeira, com um débito de R$ 62.418.792, também terá um tempo extra para colocar em dia suas contas.

A reportagem tentou contato com o presidente do clube, Milton Bivar, mas não teve as ligações retornadas até a publicação deste texto.

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!