Prefeitura de Caruaru apresenta medidas ainda mais restritivas no combate ao coronavírus

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

A Prefeitura de Caruaru publicou uma nova Portaria, nesta sexta-feira (20), reforçando as medidas do Decreto que prevê as ações de controle e combate ao Covid-19. As medidas foram definidas pelo Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos do Município de Caruaru. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na cidade.

Na lista de suspensões, seis itens reforçam as medidas, começando pelo cancelamento de todas as licitações municipais que precisem da presença dos interessados. O atendimento ao público a todos os órgãos da prefeitura também integra a lista, com exceção dos serviços essenciais de saúde, assistência social e Ceaca. Os prazos processuais administrativos ficarão suspensos.

Outras áreas de lazer foram incluídas entre as suspensões. Clubes sociais, clubes de serviço, piscina-bar e correlatos não podem ser usados pelo público.

Outra ação que será adotada, a partir do próximo domingo (22), será voltada para o comércio. Estarão suspensos os funcionamentos de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto as agências bancárias, supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, estabelecimentos de comercialização de insumos médico-hospitalares, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de gás butano e de água mineral.

Serão suspensas todas as obras, públicas ou particulares, desde que não sejam essenciais para a população durante o período de combate ao novo coronavírus.

Na área da saúde, os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em toda rede pública e particular de Caruaru não vão funcionar. “Vamos focar no combate ao Covid-19. Precisaremos estar com os hospitais preparados para receber as pessoas contaminadas, por isso a suspensão das cirurgias que podem ser feitas depois”, esclareceu o Secretário de Saúde do Município, Francisco Santos.

Um outro item que merece destaque refere-se às feiras da cidade. O comércio livre permanecerá em funcionamento, exclusivamente para a comercialização de gêneros alimentícios. “Os comerciantes deverão ter os seus bancos de feira distribuídos a uma distância mínima de dois metros um do outro”, explicou o secretário. Em relação ao público, Francisco Santos é enfático: “pessoas idosas ou que se enquadrem no grupo de risco devem ficar em casa”.

A Portaria reforça que qualquer outro tipo de contato e aglomeração dentro e nos ambientes próximos as feiras deverá ser evitado, e, caso necessário, coibido pelos órgãos responsáveis.

Em relação às agências bancárias, ficou determinado que cada banco deve estabelecer horário de atendimento específico para idosos, pensionistas e para pessoas não alfabetizadas (comprovadas através de RG), das 8h às 11h, a partir da próxima segunda-feira(23). Os serviços mantidos para os demais clientes, como saques, depósitos e pagamentos, serão liberados das 11h às 14h, observando a capacidade máxima de 50 pessoas no espaço.

Também para a próxima segunda-feira, serão criadas barreiras sanitárias, fixas e móveis, nos acessos à cidade, nas rodovias federais, estaduais ou estradas vicinais. O controle tem o objetivo de limitar a circulação de pessoas na cidade, sendo permitida apenas o tráfego de pessoas ligadas aos serviços essenciais, como veículos de transporte de gêneros alimentícios, medicamentos, material médico-hospitalar e transporte de valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!