Sem renda de jogos, clubes apelam aos sócios

A importância do valor arrecadado pelos clubes gerado pelas mensalidades de sócios é atemporal. Em qualquer época, na fase boa ou ruim, a verba é fundamental para a saúde financeira. Ainda mais agora. Afinal, as competições estão paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Sem previsão de retorno dos jogos, o dinheiro de bares e das bilheterias fica de “quarentena”, o que reforça a necessidade de contar com os associados.

A Folha de Pernambuco ouviu os representantes do Trio de Ferro da capital e o discurso é o mesmo: os sócios são um braço importante para manter as contas em dia. Pelos lados da Praça da Bandeira, o Sport vem sofrendo sem a renda de bilheteria. Nos sete jogos que fez como mandante na temporada, o clube arrecadou pouco mais de R$ 300 mil, com 39.781 ingressos vendidos. Esse valor subiria ainda mais no mês de março, uma vez que os dois próximos duelos da equipe rubro-negra seriam sob seus domínios: contra o Confiança, pela Copa do Nordeste, e diante do Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. Para 2020, a ideia é arrecadar cerca de R$ 6 milhões com ingressos comercializados.

“Já existe uma certa dependência do sócio. Não só por nossa parte, mas da maioria dos grandes clubes do País. Entretanto, acredito que vai depender da movimentação da própria torcida, de querer ajudar em um momento tão difícil. O torcedor de verdade vai chegar junto. Claro que estamos planejando algumas ações, mas como ainda está tudo recente, não deu tempo de divulgar muita coisa”, disse o presidente do clube, Milton Bivar. Buscando atrair novos associados, o Leão lançou no início da semana uma ação, retirando a taxa de adesão de todas as categorias para associações feitas de forma online durante este mês. O propósito é facilitar a vida dos rubro-negros que desejam entrar para o quadro de sócios. Atualmente, o Sport conta com cerca de 35 mil associados.

No Náutico, o presidente Edno Melo reforçou a necessidade de os sócios continuarem apoiando o clube. “É fundamental. Somos uma instituição muito frágil financeiramente. Precisamos que eles continuem pagando a mensalidade para nos ajudar”, salientou. Na projeção para 2020, cerca de R$ 2 milhões são esperados de arrecadação com as verbas oriundas dos ingresos vendidos e dos bares do estádio. Até o momento, o Timbu embolsou R$ 220 mil líquidos de bilheteria – o valor do dinheiro movimentado nos estabelecimentos não é divulgado publicamente. O Timbu tem aproximadamente 13 mil sócios.

O diretor de marketing do Santa Cruz, Guilherme Leite, explicou que em breve o Tricolor deve ter novidades com relação a uma nova campanha de sócios. “É muito importante o torcedor se manter em dia e outros torcedores chegarem junto para se associar. Os grandes picos de arrecadação são nos jogos, mas como as competições foram suspensas, não estamos tendo isso. A gente tem tido a continuidade do pagamento dos patrocinadores e isso é muito bom. Vamos seguir impulsionando a adesão dos sócios pelos canais de mídia e redes sociais e na próxima semana vamos fazer uma campanha mais forte para chamar e conscientizar os torcedores. Hoje, o clube conta com cerca de 4 mil sócios. De acordo com Guilherme, do percentual gerado por essa receita, o Santa consegue arcar com a folha salarial do setor administrativo e parte do departamento de futebol.

Do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!