Sobe para 12 número de casos suspeitos do novo coronavírus em Pernambuco

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz

Aumentou para 12 o número de casos em investigação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Pernambuco. O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (9), até o momento foram descartadas 18 suspeitas, totalizando 30 notificações. Os pacientes têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes e EUA – países com transmissão local do vírus.

Dos pacientes em investigação, quatro estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde privadas. Os outros oito, após receberam as devidas orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Esses estão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios em que residem (seis do Recife e dois de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital pernambucana). Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica segundo a SES.

Além dos 30 pacientes notificados por unidades de saúde de Pernambuco, mais dois casos de residentes em Pernambuco (Caruaru, no Agreste) foram notificados pela Paraíba. Os casos foram atendidos em unidade de saúde privada na cidade de Campina Grande, por isso foram notificados pelo Estado vizinho. Os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e em monitoramento pela Vigilância em Saúde do município de residência. As amostras, coletadas pela Paraíba, já foram enviadas para laboratório de referência.

Ações
Nesta terça-feira (10), a partir das 9h, na sede da SES, no Bongi, na Zona Oeste do Recife, será realizada capacitação para os profissionais que atuam no sistema prisional. O objetivo é repassar as informações epidemiológicas sobre a doença e as medidas para evitar a ocorrência de infecções respiratórias. O evento é voltado para as equipes de Atenção Primária que atuam nas unidades prisionais, além dos supervisores de saúde da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Também na manhã desta terça (10) haverá distribuição de material informativo sobre o coronavírus no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). A expectativa é distribuir mais de cinco mil panfletos entre os lojistas e transeuntes do local. “É mais uma forma de manter a população informada sobre as medidas de prevenção para o coronavírus e diversas outras infecções respiratórias. Hábitos simples devem fazer parte da rotina de toda a população. Isso fará a diferença não só com o novo coronavírus, mas com diversas outras doenças”, disse Longo.

Do PortalFolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!