Carnaval Caruaru Cultural tem programação lançada na capital do agreste

Foto: Divulgação

 

Ó Abre Alas, que o Carnaval Caruaru Cultural 2020 vai passar. Vai ser no ritmo da alegria que a edição deste ano da maior prévia carnavalesca do interior de Pernambuco vai seguir, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Serão três dias de festa, concentrando várias ações elaboradas pela Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, das Secretarias de Políticas para Mulheres (SPM) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

Para começar a programação da pré-folia de Momo, a Fundação de Cultura traz um novo formato de festa este ano. Já a partir das 16h da sexta-feira (14), no Polo Estação Folia, na Estação Ferroviária, os tambores de Caruaru começam a anunciar o início das comemorações, reunindo percussionistas e grupos de batuques com apresentações de alunos de percussão do Serviço de Convivência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A grande novidade deste ano é a festa Abre Alas, que marca oficialmente a abertura do Carnaval na cidade. Será um verdadeiro convite aos caruaruenses e turistas a aproveitar uma grande confraternização aberta ao público, gratuita e com atrações do Estado e da Bahia. O local reservado para a realização do evento será todo monitorado, garantindo a segurança necessária para a festa.

Os primeiros acordes da noite serão garantidos pela Orquestra de Frevo Fernando Borges, a partir das 19h30. Em seguida, às 21h20, a banda baiana Babado Novo toma conta da folia. Liderado pela cantora Mari Antunes, o grupo promete trazer os grandes sucessos da carreira, como Amor Perfeito, Bola de Sabão e Arrocha no Chão. Para fechar a noite, às 23h, o recifense André Rio dá o tom da multiculturalidade da festa momesca pernambucana com muito frevo, maracatu, ciranda e tudo mais que o Carnaval permitir.

O Abre Alas não vai deixar de lado as tradições da época. Entre uma atração e outra também serão realizados Concurso de Frevo, desfile de fantasias e a coroação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Tudo como a festa pede.

POLOS – Para o sábado pré-carnavalesco (15), a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru organizou sete polos de animação que oferecerão muito frevo, samba, desfiles de blocos e muita folia. São eles: Polo Pedro Sucata (Rua João Condé); Polo Café com Frevo (Praça do Banco do Brasil – Café Guarany); Polo Jackson do Pandeiro (Rua Oscar Mariano); Polo Inclusão na Folia (Praça José Martins); Polo Estação Folia (Estação Ferroviária); Polo Aldo Teixeira (Rua dos Expedicionários); Corredor Carlos Fernando (Rua Silva Jardim).

A programação do sábado tem como destaque o intercâmbio cultural entre as manifestações típicas do Nordeste, promovendo também uma conexão turística entre as cidades que esses grupos fazem parte. Por isso, além de orquestras de frevo, haverá La Ursas; os Caretas de Triunfo; Caboclos de Lança, Maracatus, e Os Bois-Bumbá. O Palco Rec-Beat chega a terceira edição trazendo atrações como DJ 440, Gabi da Pele Preta, o grupo colombiano Frente Cumbieiro e Siba. As apresentações começarão a partir das 16h. Em 2019, mais de 50 mil foliões estiveram entre os polos do Carnaval Caruaru Cultural.

No domingo, a vez é das crianças. A partir das 16h, os pequenos poderão se divertir com uma série de ações e atrações, no Polo Estação Folia.

HOMENAGEADOS – Para este ano, a Prefeitura escolheu cinco nomes fortes ligados à folia de Momo. Três blocos que fizeram história na cidade nos anos de 1950 serão lembrados: Motoristas em Folia, Vassourinhas e Sapateiros em Folia. Também estão na lista se homenagens o empresário e memorialista Dorgival Melo, conhecido na cidade pelo codinome Nobreza; e Hélio Vasconcelos, incentivador da cultura local e radialista. Participante assíduo dos antigos carnavais caruaruense, ele apresentava os desfiles das agremiações, troças e blocos na Rua da Matriz, principal passarela cultural de Caruaru.

 

 

Confira a programação completa dos polos:

Polo Estação Folia
Dia 14/02
19h30 – Orquestra Fernando Borges
21h20 – Banda Babado Novo
23h – André Rio

Polo Estação Ferroviária
Dia 15/02
Programação Itinerante
13h – Cortejo Bois de Caruaru
14h – La Ursa
14h30 – Grupo Papanguarte de Bezerros
15h – Caretas de Triunfo

Palco Rec-Beat
Dia 15/02
A partir das 16h
DJ 440 (PE)
Gabi da Pele Preta (PE)
Frente Cumbiero (Colômbia)
Siba (PE)

Polo Pedro Sucata
Dia 15/02
Bloco Sucata
13h – Bloco Sucatinha
14h – Início do show no palco principal

Polo Café com Frevo (Praça do Banco do Brasil)
15/02
13h – Orquestra do Maestro Minininho
14h30 – Orquestra Itinerante
16h – Orquestra Mais do Maestro Zui

Polo Jackson do Pandeiro
15/02
Bloco “Eu vou no seu café”
13h – DJ Gutto
14h30 – Juscélio Vilela
16h – Douglas Leon

Polo Aldo Teixeira (Rua dos Expedicionários)
15/02
Bloco Azulão
13h – Orquestra do Batista
15h – Azulinho e Azulão
16h30 – Orquestra Nova Euterpe

Polo Inclusão na Folia
15/02
Shows com orquestras de frevo, bloco da Melhor Idade e atrações inclusivas a partir das 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!