Mestre Luiz Antônio é eleito Patrimônio Vivo de Caruaru por votação popular

Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Pela primeira vez na história, a cidade de Caruaru começa a formar o Registro do Patrimônio Vivo. O edital, lançado em outubro deste ano, prevê para esta edição a escolha de cinco nomes da cultura caruaruense.

Nesta fase, um candidato foi eleito através de votação popular. O Mestre Luiz Antônio, um dos discípulos do artesão Mestre Vitalino, foi o escolhido, com 1.430 votos. A iniciativa é feita pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

O Mestre Luiz Antônio já modelava o barro desde os dez anos. O trabalho do artesão, no início, retratava temas do cotidiano do Nordeste. Ao passar do tempo, este universo foi ampliado com a produção de esculturas de profissões. Ele também esculpe automóveis e motocicletas. O artesão já representou o Brasil no Japão fazendo 300 peças durante um evento que reunia comitivas de 36 países.

O objetivo do Patrimônio Vivo é oferecer apoio financeiro e também de preservação, por incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.

O radialista Ivan Bulhões, funcionário vitalício da Rádio Liberdade, está entre os 32 habilitados pelo edital que foram analisados pelos méritos artísticos e culturais e apenas um poderia ser escolhido pela população. Após esta fase, os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise. Ao todo, este primeiro edital selecionará cinco integrantes do Registro do Patrimônio Vivo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!