Barragem que atende Jataúba entra em colapso e Compesa suspende abastecimento

Foto: Compesa/Divulgação

A barragem Poço Fundo está em colapso e não tem mais como captar água para o abastecimento do município de Jataúba, Agreste de Pernambuco. A barragem tem capacidade de armazenar 27 milhões de metros cúbicos de água e está em situação crítica de volume de acumulação, com apenas 2% de sua capacidade.

Diante da situação, a Compesa viabilizará apenas o abastecimento dos prédios públicos por meio de caminhões pipa. O gerente Regional da Companhia, Bruno Adelino, esclarece que a situação de escassez hídrica infelizmente impede o abastecimento, mas ressalta que a situação será revertida a partir da entrega da obra da Adutora do Alto Capibaribe, prevista para 2020. 

Com um investimento de 82 milhões de reais, a adutora vai acelerar a chegada da água da Transposição do Rio São Francisco para 230 mil pessoas em nove cidades do Agreste e também em um município da Paraíba, Barra de São Miguel. A adutora terá 70 quilômetros de extensão e vai captar água da Transposição no Rio Paraíba, perto do Açude Boqueirão, em Barra de São Miguel.

A nova adutora vai abastecer as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho e Brejo da Madre de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!