Outubro Rosa: Pitágoras Caruaru promove ação para conscientizar comunidade

Foto: Divulgação

Outubro é conhecido como o mês de conscientização do câncer de mama. A doença é uma das que mais faz vítimas no Brasil pela falta de conhecimento no que diz respeito a prevenção. Pensando nisso, a Pitágoras de Caruaru preparou uma programação intensa, que vai envolver os alunos da instituição e a comunidade em geral com muita informação, trabalho voluntário, visita a pacientes em tratamento e ainda momentos de descontração.

O Outubro Rosa na Pitágoras de Caruaru vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de outubro. No primeiro dia do evento (22), a programação contará com palestra sobre o câncer de mama. Quem vai comandar a conversa é a enfermeira residente em oncologia Adna Lopes. No encontro, ela vai evidenciar a importância do diagnóstico precoce, além de esclarecer dúvidas sobre o tratamento.

No dia 23, os alunos dos cursos de saúde da Pitágoras vão realizar um café da manhã para os pacientes atendidos pelo Hospital Santa Águeda, unidade especializada no tratamento do câncer que fica localizada no bairro Universitário, em Caruaru. Já no dia 24, os alunos vão até o Centro de Oncologia de Caruaru, também especializada no tratamento do câncer na cidade, para fazer uma distribuição de lenços às pacientes.

“O Outubro Rosa da Pitágoras Caruaru promete ser um evento importante para a formação dos alunos dos cursos de saúde da unidade, justamente por proporcionar a experiência com profissionais e pacientes em tratamento. Também contribui para que esses pacientes se distraiam e esqueçam por um momento das dificuldades do tratamento”, destaca a coordenadora Acadêmica, professora Eva Gomes.

Casos

Considerado o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama. O processo gera células anormais que formam um tumor. O Brasil registra 29% dos casos novos a cada ano. A capital com maior número de casos é Fortaleza, com 1.410, seguido de Salvador, com 1.020. Pernambuco fica na terceira colocação, com 770 casos identificados. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Confira a programação:

Palestra: Prevenção e Tratamento, com enfermeira residente em oncologia, Adna Lopes

Quando: 22 de outubro

Horário: às 19 horas

 

Café da manhã: exclusivo para os pacientes atendidos pelo Hospital Santa Águeda

Quando: 22 de outubro

Horário: às 7h30

 

Distribuição de lenços às pacientes do Centro de Oncologia de Caruaru

Quando: 24 de outubro

Horário: às 7h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!