Municípios do Agreste fazem Dia D contra o sarampo neste sábado

Foto: Miva Filho

Trinta e dois municípios do Agreste que englobam a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, realizam um Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado (21). A ação é voltada para atualização da caderneta de imunização (1º ou 2º dose) do público entre 6 meses e 4 anos. A iniciativa foi motivada por essa ser a Geres do Estado com o maior número de casos notificados de sarampo (345) e de confirmados (12). Mais de 10 mil doses extras foram dispensadas apenas nesta semana para auxiliar no Dia D. Ao todo, mais de 152 mil doses da tríplice viral foram encaminhadas para a região desde janeiro. É importante que a população verifique com a gestão municipal os locais onde será ofertada a vacinação.

“Esta mobilização no Agreste busca convocar os pais e responsáveis a levarem as crianças de 6 meses a 4 anos para serem imunizadas. Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para proteger, prioritariamente, esse público, que tem mais possibilidade de ter um quadro grave e até mesmo chegar a óbito. No início do mês, Taquaritinga do Norte fez uma grande mobilização em um sábado, e agora estamos apoiando os demais municípios da IV Geres a também ofertarem mais essa possibilidade da população ter os postos de saúde abertos, além de pontos volantes, para recebê-los”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário de Saúde lembra que em outubro o país fará uma campanha de vacinação contra o sarampo para esse público, que também terá um Dia D com adesão das demais Geres do Estado. “Mas quanto antes vacinarmos nossas crianças, mais rápidos elas estarão protegidas e afastamos o risco de adoecimento”, frisa o gestor. Já em novembro, a ação focará em adultos jovens de 20 a 29 anos.
 
Até o momento, Pernambuco confirmou 15 casos de sarampo, sendo 3 no Recife, 3 em Caruaru, 1 em Frei Miguelinho, 1 em Santa Cruz do Capibaribe, 1 em Vertentes e 6 em Taquaritinga do Norte (incluso 1 óbito). Nessa última cidade, não haverá Dia D neste sábado, já que a gestão municipal antecipou a ação para o último dia 7.09, com mais de 2,1 mil vacinados.
 
Municípios da IV Geres que participam do Dia D: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Toritama, Vertentes.

SARAMPO EM PERNAMBUCO
Casos notificados: 673
Casos confirmados: 15
Casos descartados: 98
Vacinas distribuídas: 756 mil doses para todo o Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!