Jovens vereadores terão mandatos de um ano na Câmara de Bezerros

Foto: Ricardo Torres

A cidade de Bezerros, Agreste pernambucano, vai eleger pela primeira vez o seu Parlamento Jovem, que busca provocar na juventude o despertar para a política participativa. O projeto do Legislativo Municipal se diferencia do existente no Congresso Nacional, que seleciona os jovens através de uma redação.

As escolas foram convocadas através de edital onde 15 instituições de ensino das redes pública e privada foram habilitadas para eleger seus representantes.  Dentre os 52 inscritos, 40% foram de mulheres candidatas, percentual bastante animador no tocante a participação do sexo feminino na política.

A eleição para a formação da Câmara Jovem acontece até o próximo dia 28. Os eleitos exercerão mandatos não remunerados de um ano.  O Parlamento deverá se reunir uma vez ao mês para discutir indicações e projetos de lei que serão avaliados pelos vereadores. 

A iniciativa partiu do presidente da Câmara, vereador José Hailton, o Gabeira (PP). Ele exerce o segundo mandato de vereador e pretende, a partir de 2020, aprovar uma bolsa de incentivo para os vereadores jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top