Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga morte por sarampo em Taquaritinga do Norte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde foi notificada de um óbito suspeito de sarampo, de um menino de 7 meses, residente em Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano. A Vigilância Epidemiológica da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), em Caruaru, está investigando o caso e encaminhará as amostras laboratoriais da criança para análise, com o intuito de confirmar ou descartar a hipótese.

Até a manhã desta segunda-feira (19) a Secretaria de Saúde recebeu, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, 5 resultados laboratoriais positivos para sarampo de residentes em Pernambuco. Quatro casos estão relacionados a pacientes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, na Bahia, entre o final de junho e início de julho, e que tiveram contato com um paciente positivo de São Paulo.

O quinto caso é de um adolescente de 18 anos de Taquaritinga do Norte, notificado ao Estado em 30 de julho. Com isso, até o momento, são 2 casos confirmados no Recife, 2 em Caruaru e 1 em Taquaritinga do Norte.

Este ano a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 219 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 84 descartes, 5 confirmações e as demais em investigação.

Em 2018, das 213 notificações, 209 foram descartadas e 4 confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017 foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!