Polícia Federal de Caruaru deflagra Operação Pescaria II no Agreste

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal em Caruaru, com apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Pescaria II. O objetivo foi dar cumprimento a quatro Mandados de Prisão Preventiva e 9 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 24ª Vara da Justiça Federal.

A ação foi desencadeada contra suspeitos de integrarem uma associação criminosa especializada na prática de fraudes em processos licitatórios no município de Agrestina, destinados à contratação de obras públicas (unidades básicas de saúde) custeadas com recursos do Ministério da Saúde, por meio da realização de atos destinados à prévia escolha de determinada empresa “de fachada” pertencente a um dos integrantes do esquema, sem capacidade técnico-operacional, restando a execução das obras públicas a terceiro desqualificado, também integrante do esquema.

O grupo também é investigado pela prática de atos de ocultação e dissimulação dos recursos envolvidos nas fraudes. A investigação teve início em novembro de 2018 e os crimes sob apuração são os de Fraude à Licitação, Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Peculato e Lavagem de Dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 46 anos de reclusão, além do pagamento de multas.

A ação foi resultado da análise dos materiais apreendidos em cumprimento de mandados judiciais na primeira fase que aconteceu no dia 21 de fevereiro, na qual resultou no cumprimento de três Mandados de Prisão Temporária que foram convertidas em Prisões Preventivas e seis Mandados de Busca e Apreensão.

Esta segunda fase da operação conta com a participação de 50 Policiais Federais, além de servidores da CGU. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Agrestina, Garanhuns, Brejão, Panelas e Jurema.

Coletiva de imprensa será concedida às 11h, na Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, onde serão repassados todos os detalhes da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!