Caminhoneiros se articulam para parar o País no fim do mês

Foto: Izaias Rodrigues/Arquivo Liberdade

Caminhoneiros em todo o Brasil estão se articulando para uma paralisação das atividades. A categoria alega que os principais compromissos assumidos pelo Governo Temer, em 2018, não estão sendo cumpridos pelo Governo Bolsonaro.

O governo acompanha atentamente as primeiras movimentações dos caminhoneiros. Monitoramentos são feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional.

Uma articulação teve início por meio de mensagem de WhatsApp, que já começaram a falar em paralisações pelo País no dia 30 de março.

O primeiro pedido diz respeito ao piso mínimo da tabela de frete. Os caminhoneiros reclamam que as empresas têm descumprido o pagamento do valor mínimo e cobram uma fiscalização mais ostensiva da ANTT. A agência, segundo Landim, prometeu mais ações e declarou que já fez mais de 400 autuações contra empresas.

O segundo item da pauta é o preço do óleo diesel. Os caminhoneiros querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis, que se baseia em dólar, seja feito só uma vez por mês, e não mais diariamente.

Em maio de 2018, caminhoneiros realizaram mais de 550 bloqueios no País por mais de 10 dias. Em Pernambuco, houve falta de combustíveis e aumento abusivo nos preços.

Em Caruaru, os caminhoneiros bloquearam as BRs 232 e 104. Só passavam veículos de emergência, motos e ônibus. As rodovias foram liberadas no dia 29 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!