Polícia Federal deflagra Operação Fantoche para cumprir 40 mandados de busca e apreensão

Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Atualizado às 11h40

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), a Operação Fantoche, visando desarticular Organização Criminosa voltada para a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Investigações apontam que um grupo de empresas sob o controle de um mesmo núcleo familiar atua de forma contínua e perene, desde o ano de 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado sistema “S”. Os recursos eram desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada. 

Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos. A ação conta com a participação de 213 policiais federais e 8 auditores do TCU que estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária em vários estados, entre eles, Pernambuco. Entre os presos está o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Nota

O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc em Pernambuco esclarece à opinião pública que nenhuma de nossas instituições está envolvida na Operação Fantoche, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção por meio de convênios com o Ministério do Turismo e algumas entidades do Sistema S. Vale lembrar que o Sistema S é composto por nove instituições corporativas voltadas ao treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social. O Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE reafirma que não praticou nenhum ato ilícito e não é citado ou investigado em nenhuma operação ou processo criminal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!