Vereador intervém junto ao Ministério Público reabertura de clínica veterinária em Caruaru

O vereador Fagner Fernandes, representantes do Instituto Quatro Patas, da União em Respeito e Defesa à Vida Animal e da Secretaria de Serviços Públicos e Gerência de Proteção Animal estiveram reunidos em audiência no Ministério Público, nesta quarta-feira (31), para tratar sobre a suspensão dos serviços de consulta veterinária e castrações ofertados pela GPA. O órgão não disponibiliza os serviços desde 23 de novembro de 2017.

A audiência foi mediada pela promotora Gilka Miranda. Na oportunidade estiveram presentes a médica veterinária Aparecida Lima, que a convite do Ministério Público realizou inspeção na Gerência, poucas horas antes da reunião. A veterinária começou sua fala descrevendo a situação da GPA em uma palavra: “abandono”.

Segundo discurso da veterinária, além dos atendimentos suspensos, as condições de estrutura são precárias. “A maioria dos cães vive numa área comum, onde me deparei com um cão morto, em estado de rigidez cadavérica, capim alto e muitos dejetos. No gatil a situação não é diferente, os mesmos se encontram enferrujados, sem nenhuma manutenção e muita sujeira”, relatou a Aparecida que concluiu sua fala parabenizando a gestão anterior e lamentando o retrocesso no qual a gerência se encontra.

Para o vereador Fagner, motivador da audiência, alguma ação tem que ser tomada de forma imediata. “Há um ano os animais pertencentes a famílias carentes, se encontram sem assistência clínica. As castrações foram suspensas e nenhuma ação para o controle de natalidade está sendo efetivada. A GPA precisa ser reerguida e seu corpo funcional ampliado, enquanto esses pontos não forem resolvidos, nossos animais continuaram sofrendo”, destacou Fagner.

Após a audiência, a promotora determinou que a Secretaria de Serviços Públicos, através da Gerência de Proteção Animal deve até o dia 5 de dezembro de 2018, reabrir o consultório médico veterinário da GPA, contratar três veterinários e retomar os atendimentos de consultas, castrações e exames laboratoriais, por meio do chamamento público de clínicas veterinárias particulares, pela Prefeitura de Caruaru.

O vereador Fagner Fernandes também denunciou a Prefeitura de Caruaru na reunião ordinária da Câmara Municipal, na tarde desta quarta. Na reportagem de Edvaldo Magalhães – Rádio Liberdade – ele detalhou a visita feita a GPA e a audiência no Ministério Público.

Ouça

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
error: O conteúdo está protegido !!